quarta-feira, 4 de maio de 2011

Melisseiras mundo afora

Quem nunca ouviu falar de Melissa? Lançada em 1979, a marca é a menina dos olhos da maior empresa de calçados do Brasil, a Grendene. A Aranha, primeiro modelo a ser lançado, foi inspirada nas sandálias Fisherman (usadas pelos pescadores da Riviera Francesa) e logo virou febre entre a mulherada do país. Durante os anos 80, era difícil encontrar uma mulher ou menina que não tivesse pelo menos um par de Melissa – ou Melissinha – no armário. Depois de uns anos fora do mercado, a marca retornou em 1994 e, através de uma estratégia de marketing super bem construída e pela vanguarda no uso do plástico, alcançou o Olimpo da moda. Mas eu não estou aqui para falar da Melissa – e sim das Melisseiras.

Melisseira é o termo usado para definir as consumidoras dessas sandálias. Mais do que simples compradoras, elas são fãs de carteirinha. Muitas tem uma relação afetiva com a sandália, outras incorporaram o espírito da marca ao seu lifestyle – ou ambos. Mas como uma marca é capaz de despertar tanta paixão? A resposta não é tão simples assim, mas tem a ver com a trajetória da Melissa. Muitas Melisseiras cresceram usando a Melissinha – que já foi a Sandália da Abelhinha. Esse foi o acessório fashion de muuuita gente nos anos 80. Na década seguinte, essas meninas estavam na adolescência e, claro, buscavam algo pra expressar sua identidade. E a Melissa não decepcionava, ficava cada vez mais e mais fashion. Invadia festas, ambiente de trabalho, além de ir fincando bandeira em outros países.

O resultado dessa paixão pipoca pela internet. Listas de discussão, presença forte nas redes sociais, blogs... tem muitos blogs dedicados à Melissa, feitos por Melisseiras. O bacana é que essas manifestações são espontâneas. São meninas (e alguns meninos) que, de coração, dedicam seu tempo a compartilhar suas histórias, testar os novos modelos, dar dicas sobre conservação e customização, montar looks (bacanérrimos, por sinal) com a sandália, citar celebs que usam e, claro, reclamar também! Afinal, consumidor é consumidor.

Se você percebeu que tem Melissa demais no seu armário, ou tá pensando seriamente em assumir esse estilo como o seu, o Fashion Daydreams fez o dever de casa e te dá umas dicas de bons sites de Melisseiras:

No ar há 2 anos, o blog da Tamy tem, além das ótimas montações que ela cria, informações de moda, tendências e lifestyle. Vira-e-mexe ela faz umas promoções bacanas também. As leitoras também tem seu espaço – e eu adoro os looks temáticos!


Feito pela fofa da Taiane Leite,  que diz não saber ao certo quantas Melissas moram no seu armário. Ela fala sobre moda, beleza e estilo, além de fotos de seus looks e de outras garotas estilosas. Tem também posts sobre tecnologia e lifestyle. Ah, e tem aquelas dicas preciosas de como conservar a Melissa (e o seu pé).


A Sandra mora nos EUA, e decidiu fazer um blog pra reunir as apaixonadas por Melissa desse mundão de Deus. Ela também divulga notícias publicadas no exterior, dicas sobre customização e conservação, notícias de moda, fala sobre sua experiência – como compradora e como usuária -, além de manter um ranking das melisseiras de acordo com o país. 


Esse blog não é atualizado faz um mês. Uma pena! Porque as “análises” que a Adri faz são muito boas; ela não tem dó de descer a lenha em um modelo quando a Melissa erra a mão. Ela se define “louca em tratamento” pela marca há uns cinco anos. Dá pra perceber que ela é uma dessas viciadas que compra por impulso e depois arrepende. Também reprova os modelos que machucam ou saem do pé.  Por isso mesmo ela criou uma seção de vendas e trocas, pra poder otimizar a sua coleção -  e a de outras garotas por aí. 


Provavelmente o mais conhecido dos blogs de Melisseiras. Dá-lhe Charline! Além dos looks, tem promoções, novidades, página de downloads, notícias de moda e ainda esclarece dúvidas de leitores. Mas o mais bacana do blog com certeza são as histórias das leitoras – com direito às coleções mais lindas possíveis - e as dicas de customização. Tem também a seção “Vou Casar”, em que nossa intrépida blogueira divide os detalhes sobre os preparativos de seu próprio casório. Imperdível!


E, praqueles que ficaram curiosos pra saber se eu uso Melissa ou não, a resposta é: sim! Dos 40 pares de calçados que eu tenho, três são Converse, dois são Havaianas, um é tênis de academia e TODOS OS OUTROS SÃO MELISSA. Meu modelo mais velho já tem 15 aninhos (isso porque eu já joguei um monte de sandálias fora); faço fotos usando minhas Melissas desde 2002 (mas não costumo divulgar); já fui perseguida na rua por uma turista espanhola ensandecida, numa época em que as Melissas não eram trend no exterior; e sim, uso em todas as ocasiões, desde padaria até casamento, passando por velórios e dias chuvosos. Sorte que meu pé não sua!

3 comentários:

  1. Êêêêêêêêêêê!!! Olha o meu bloguinho ali gente!!! Obrigada pelo post!!! \o/

    ResponderExcluir
  2. Nossa adorei o post , obrigado pelo carinho e consideração !!!

    bjux **

    ResponderExcluir
  3. Que lindo, muito obrigada pela indicação e pelo carinho, viu??

    Beijos!!

    ResponderExcluir